RSS

quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Caminhada + Passeio de BTT dia 4 de Outubro em Torres Novas

terça-feira, 29 de setembro de 2009

Caminhada 18 de Outubro Turismo de Natureza Idenha-a-Nova - Visita Temática "Montes, Minas e Vales"

sábado, 26 de setembro de 2009

Fotos da Caminhada de Penha Garcia "Na Rota do Contra-Bando"

Para poderem ver as fotos basta clicar AQUI!

sexta-feira, 25 de setembro de 2009

Caminhada na Louriceira dia 27 de Setembro - Alcanena (comemorações do dia do Coração)

"Bom dia amigos (as)
É já no próximo domingo, dia 27 de Setembro que se iniciam, pelo 7º ano consecutivo, as Caminhadas pelo Concelho de Alcanena.

O início da temporada 2009/2010 está associado uma vez mais, às comemorações do Dia Mundial do Coração.

Com o intuito de os convidar a participar e a divulgar esta actividade, junto enviamos em anexo o cartaz de divulgação, o qual agradecemos que divulguem pelos vossos amigos, para que todos juntos possamos formar um gigante coração humano, antes do início da Caminhada que se realiza na Freguesia de Louriceira.

Preside a esta iniciativa o objectivo de reforçar a importância da prática desportiva e de uma vida activa, contribuindo assim para uma vida mais saudável e um melhor coração. "

Com os melhores cumprimentos,
Paulo Constantino, Técnico

domingo, 13 de setembro de 2009

Lendas, Curiosidades e Histórias de Portugal - Torres Novas

Se a lenda fala de gregos e romanos, numa sequência impossível, Rodrigo Mendes da Silva, na sua "Poblacion General de España", atribui com incrível certeza a fundação de Torre Novas aos Celtas, no ano 308 a.C..
Neupergama, Kaispergama e Nova Augusta, de gregos e romanos respectivamente, constituem natural desejo de fazer recuar as origens da fortaleza à mais remota ancestralidade.
É muito possível, no entanto, que no quase inexpugnável morro onde se ergue o Castelo, tenha existido qualquer fortificação romana, a julgar pela abundância de vestígios que, nas imediações, atestam a sua importante presença.
A "Turris" deve ter assumido particular importância estratégica no vaivém da guerra da reconquista, integrando-se na constelação de fortalezas que constituíram a chamada "linha do Tejo".
Por árabes e cristãos foi várias vezes saqueada. Coincidem várias fontes ao dá-la conquistada por D. Afonso Henriques em 1148.
"Ganharão-se as Villas de Abrãtes e Torres Novas, ambas muyto fortes em o sitio, fermeza de muros e castellos" (...), diz a Monarquia Lusitana, embora outras crónicas igualmente coincidam em anterior conquista pelo Primeiro Rei, em 1135 ou 1137, na sequência da tão discutida destruição de Leiria.
Em 1184, o Emir de Marrocos Aben Jacub acampa a sudeste da vila, no local hoje chamado Arraial. Arrasa a fortaleza e segue a conquista de Santarém, onde é derrotado.
Em 1190, É o Almóada Aben Joseph, Imperador de Marrocos e irmão de Aben Jacub quem de novo tenta retomar Santarém. Acomete contra Torres Novas, que ganha facilmente, dirigindo-se depois a Tomar, que destrói. Não logra no entanto, a tomada do Castelo e levanta o cerco.
Deixou contudo guarnição em Torres Novas e sugere aos portugueses a entrega da praça em troca de Silves, que havia perdido, não conseguindo este intento.
A presença árabe deverá ter sido desbaratinada, poucos meses depois por tropas de D. Sancho. A 1 de Outubro desse ano de 1190, o Rei Povoador concede à vila o seu primeiro Foral e manda reconstruir a fortaleza.
Depois das lutas com Castela, no séc. XIV, D. Fernando ordena a reconstrução do castelo e das muralhas da cerca, obra concluídaem 1376, e da qual ficou inscrição no antigo Arco do Salvador: "O mui nobre rei D. Fernando mandou fazer esta obra a Lourenço Pais, de Santarém, juíz por el-rei, e foi acabada na era de 1414 (1376) anos e desta obra foi mestre Estêvao Domingues, pedreiro, que isto fez e lavrou."
Da Cerca, que tinha três portas principais e foi definitivamente destruída no séc. XIX quase na totalidade, resta hoje troço de muralha a nascente do Castelo.
A configuração actual do monumento foi a que resultou de importantes obras de restauro de torres e muralhas na década de 40 e do arranjo da Alcaidaria trinta anos depois.
"Castelo de Torres Novas", ed. Serviços Culturais da Câmara Municipal de Torres Novas"

Travessia da Ponte Vasco da Gama - 4 de Outubro Lisboa

Caminhada em Torres Novas - UCATN dia 20 de Setembro...

PARTIDA E CHEGADA: 8,30 HORAS
JUNTO À SEDE da UNIÃO DESPORTIVA RECREAT. da ZONA ALTA

No final da caminhada há um convívio “comes e bebes”!!!!

Inscrições: 5 passos – até ás 12 horas de sábado na Zona Alta (tel.249836786)

ORGANIZAÇÃO: UNIÃO DESPORTIVA RECREATIVA da ZONA ALTA (Adofreire)

sábado, 5 de setembro de 2009

Pedindo desculpas!

Peço desculpa pelo atraso na actualização do blog, mas por dificuldades de agenda e tempo tal nao foi possivel. Espero agora que consiga por tudo em ordem.
E já agora que todos os caminheiros tenham tido um bom regresso ao trabalho, e tenham cuidado bem dessas pernas, pois estamos quase a começar um novo ciclo de caminhadas. weeeee!
Abraço a todos!

! Caminheiro Aniversariante da Semana !

PARABÉNS Victor!!!
(04-09-2009)
Todos os colegas caminheiros te desejam um excelente dia!!!!!

! Caminheira Aniversariante da Semana !

PARABÉNS Rosário!!!
(03-09-2009)
Todos os colegas caminheiros te desejam um excelente dia!!!

Lendas, Curiosidades e Histórias de Portugal - Lenda do Bom Jesus dos Lavradores - Riachos...


Numa manhã de Maio dos alvores da idade média,não se sabe bem já quando, um grupo de Cingeleiros destas terras de Riachos, andava, como tantos outros, na lavoura dos seus hastins dos campos do Espargal.

Auxiliavam-nos nas suas duras tarefas juntas de bois de trabalho que, pacientemente, puxavam os arados (feitos de madeira de azinho protegida, nas pontas, por bicos de ferro).

A certa altura e porque os bois não conseguiam avançar, fincando mesmo, com o esforço, os joelhos no chão, os lavradores repararam que o bico do arado estava preso numa grande pedra que começava a sobressair do ventre da terra.

Escavando, então, descobriram debaixo da laje uma imagem, escura e triste, de um Senhor Jesus Crucificado, que, com a surpresa, os fez cair de joelhos como se de um milagre estivesse acontecendo. Limparam-lhe, depois, a terra húmida dos cabelos (quase humanos), de entre os dentes da boca enteaberta, dos pés e das mãos. Ajeitaram-lhe os pregos da cruz e, depois, levaram-na bem para o centro da povoação, para o Largo, aonde, sabido do milagroso achado,depressa acorreram, vindos dos seus casais, os outros lavradores-cingeleiros de Riachos.

Carregada a imagem num carro puxado por uma junta de bois (precisamente aquela que a encontrou), enfeitaram-no de flores campestres e de ervas aromáticas e lá foram a cantar entregá-la (ainda que contrariadamente... ) à Igreja da sede da freguesia,em Santiago, perto do Paço, em Torres Novas.

A partir daí, todos os anos, em plena Primavera, os cingeleiros de Riachos fizeram nascer a sua "Festa", a Festa da Benção do Gado, desfilando alegremente com os seus animais, enfeitados e floridos, numa recordação da memória do seu achado.

E sempre, até aos dias de hoje, os riachenses relembram nesses dias o que há de mais profundo na sua memória: o encanto de uma lenda que acima de tudo representa a mais profunda ligação à Natureza, única fonte de riqueza da sua vida e do seu saber ancestral.
by Museu Agricola de Riachos.