RSS

segunda-feira, 30 de novembro de 2009

! Caminheiro Aniversariante da Semana !

PARABÉNS Miguel Samartino!!!

(18-11-2009)

Todos os Caminheiros te desejam um excelente dia!!!!!

quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Lendas, Curiosidades e Histórias de Portugal - Curiosidade sobre a Região do Fundão...

Na Cova da Beira a casa típica tinha uma loja para o gado e um sobrado para habitação. O acesso fazia-se pelo exterior, por escada. A varanda tinha um alpendre em pedra ou madeira. Algumas casas eram cobertas de colmo, outras de lousa. Mais a sul desaparece o alpendre. Na casa de entrada era uso haver a cantareira com as louças e copos.
O trabalho do linho teve as suas tradições no concelho do Fundão. Era usado para fazer as roupas para uso doméstico e também para vestuário. Tecido artesanal, o linho servia muitas vezes para pagar as rendas e os foros. Na preparação do linho havia toda uma série de tarefas que tinham de ser respeitadas: desde o semear até ao produto final, percorria-se um caminho difícil. Quando se apanhava em Junho, ripava-se o caule para se separar da semente. Durante 6 ou 8 dias colocava-se de molho em água. Em seguida deixava-se secar cerca de 15 dias. Depois era tascado, espadulado e fiado. A barrela servia para tornar o fio mais branco. Logo depois era altura de dobar e tecer. Dele resultavam bonitas peças fabricadas em teares artesanais. Actualmente funcionam teares em Bogas do Meio e Janeiro de Cima, duas freguesias do concelho do Fundão, e estas peças podem ser adquiridas no comércio tradicional.
Também a indústria resultante da criação de bichos da sede teve os seus dias áureos. A maior parte dos casulos iam para a França a bom preço. Agora a produção da seda praticamente desapareceu. O Marquês de Pombal tentou, com algumas medidas, aperfeiçoar a manufactura dos panos que se faziam no Fundão. Os engenhos funcionavam na Ribeira de “Alcambar” e os tecelões e tintureiros na aldeia próxima. Este governante criou uma fábrica real que actualmente é os Paços do Município.
Quando em 1821, passou para as mãos de particulares, rapidamente entrou em decadência.

Um Vídeo de Estic'ó Braço ....que Saudades desses Convívios com a malta!!!

terça-feira, 24 de novembro de 2009

Caminhada dia 13 de Dezembro em MEDELIM

domingo, 22 de novembro de 2009

Corrida de S. Silvestre em Torres Novas dia 26 de Dezembro

quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Caminhada de Espinheiro - Algumas Fotos...


Obrigado por partilharem conosco as fotos de uma bela e agradável caminhada.!

Caminhada em Santo André (Mesão Frio)

Esta Foi a mensagem que nos foi enviada por e-mail:
"Exmos.,
a Associação Juvenil, Cultural e Desportiva de Vila Marim, em parceria com a Câmara Municipal de Mesão Frio e o projecto "Mesão Frio Integra" Programa Escolhas - Medida 1, do concelho de Mesão Frio, Região Demarcada do Douro, organiza, no próximo dia 6 de Dezembro, a 3ª Edição da Caminhada de Santo André, inserida no cartaz da Feira Anual de Santo André, já centenária.

Segue em anexo o cartaz de divulgação da Caminhada e aproveito desta forma para convidar todos os grupos de caminheiros a participarem nesta caminhada que conciliará a aventura, a história, a paisagem e o desporto.

A caminhada iniciar-se-á no centro da Vila de Mesão Frio pelas 9h30/10h, junto ao pavilhão municipal, e subirá de seguida ao monte S. Silvestre, onde poderão avistar as inegualáveis paisagens durienses. De seguida, a caminhada partirá para Barqueiros, a primeira freguesia da Região Demarcada do Douro. Aí poderão ver o primeiro marco pombalino da história da região demarcada e perceber um pouco da história da região demarcada. Segue-se o centro da freguesia de Barqueiros e novos marcos pombalinos. Finalizada a visita aos marcos pombalinos, regresso a Mesão Frio a que se seguirá um belo repasto. A todos os que desejem inscrever-se no almoço, terão de fazer a sua inscrição na caminhada até ao dia 3 de Dezembro.

O percurso terá uma duração de 3h/3h30, e percorrer-se-á uma distância de cerca de 10km, com um grau de dificuldade médio.
A inscrição para o almoço são 8€.

Aproveitamos ainda para solicitar a todas as associações e grupos de caminheiros para divulgarem esta caminhada nos seus sites, blogs e demais formas de comunicação de cada associação/grupos de caminheiros.

Mais informações em:
http://www.cm-mesaofrio.pt/- Clique AQUI!
http://ajcdvm.blogspot.com/- Clique AQUI!

Saudações associativas,

Helder Gomes Ferreira,
O presidente da Direcção da AJCDVM"

Caminhada + Passeio de BTT dia 22 de Novembro em Torres Novas

terça-feira, 17 de novembro de 2009

! Caminheiro Aniversariante da Semana !


PARABÉNS António Fialho!!!

(17-11-2009)

Todos os colegas te desejam um excelente dia!!!!

! Caminheiro Aniversariante da Semana !

PARABÉNS Luís!!!!!
(16-11-2009)
Todos os colegas caminheiros te desejam um excelente dia!!!!

! Caminheiro Aniversariante da Semana !

PARABÉNS António!!!!

14-11-2009

Todos os colegas caminheiros te desejam um excelente dia!!!!

! Caminheira Aniversariante da Semana !

PARABÉNS Mariana!!!!!!!

(8-11-2009)

Todos os colegas caminheiros te desejam um excelente dia!!!