RSS

terça-feira, 28 de julho de 2009

Lendas, Curiosidades e Histórias de Portugal - Lenda de Santarém

Santarém foi uma antiga cidade lusitana antes de por ela passarem romanos, alanos, vândalos, suevos e árabes, tornando-se definitivamente cristã em 1147. A lenda de Santarém remonta ao ano 1215 a. C. quando reinava na Lusitânia o príncipe Gorgoris, chamado de "o Melícola" por ter ensinado o seu povo a extrair mel dos favos das abelhas. Um dia, Ulisses de Ítaca chegou à foz do Tejo com os seus navios onde decidiu descansar por algum tempo antes de regressar à Grécia. Hóspede de honra de Gorgoris, Ulisses conheceu a sua filha Calipso por quem se apaixonou. Dos amores de Ulisses e da bela Calipso nasceu um filho, Ábidis. Quando Gorgoris soube do sucedido perseguiu Ulisses para o castigar, mas este, avisado da fúria de Gorgoris, fugiu para Ítaca. Para esconder a desonra de sua filha, Gorgoris mandou que pusessem Ábidis dentro de um cesto e o atirassem ao Tejo. O cesto boiou nas águas e, em vez de se perder no mar, subiu pelo rio até encalhar perto de uma gruta que servia de covil a uma loba. A loba adoptou a criança, amamentou-a e protegeu-a. Ábidis tornou-se num belo rapaz que se alimentava de peixe do rio e frutos silvestres e estava habituado a conviver com os animais. Mas um dia, uns caçadores surpreenderam aquele rapaz selvagem, capturaram-no e levaram-no à presença de Calipso, sua mãe. Calipso reconheceu em Ábidis, através de um sinal de nascença, o seu filho abandonado. Quando soube que o neto tinha sido encontrado, Gorgoris que não tinha herdeiro varão, resolveu educá-lo como seu sucessor. Ábidis tornou-se assim no rei dos lusitanos, um rei justo, sábio e humano que mandou edificar uma cidade no sítio onde viveu os primeiros vinte anos da sua vida. A essa cidade chamou Esca-Ábidis, que significa manjar do príncipe Ábidis, o primeiro nome da cidade de Santarém cujos habitantes são hoje conhecidos por escalabitanos.

! Caminheiro Aniversariante da Semana !

PARABÉNS Diamantino!!!!

(26-07-2009)

Todos os colegas caminheiros te desejam um excelente dia!!!!

segunda-feira, 27 de julho de 2009

! Caminheiro Aniversariante da Semana !

PARABÉNS Emídio!!!!!!
(24-07-2009)
Todos os colegas caminheiros te desejam um excelente dia!!!!!!!!

! Caminheiro Aniversariante da Semana !

PARABÉNS João Luis!!!!
(23-07-2009)
Todos os colegas caminheiros te desejam um excelente dia!!!!

sexta-feira, 17 de julho de 2009

Lendas, Curiosidades e Histórias de Portugal - Curiosidade sobre a Chamusca

No ano de 1527, a aldeia da Chamusca tinha 156 habitantes e pertencia ao concelho de Santarém. Foi elevada à categoria de Vila, juntamente com Ulme, por alvará de 1561, durante a regência de D. Catarina.
Pertenceu à Casa dos Silvas, cujo leão rompante conserva no seu brasão de armas, de meados do século XV até à Restauração.
A partir de 1643 passou a integrar o património da Casa das Rainhas, tendo-se mantido nessa situação até 1833.
Teve barcas de passagem no seu porto medieval de Arraiolos. Actualmente, a ligação entre as duas margens do Tejo é assegurada pela Ponte da Chamusca, construída nos primeiros anos do século XXI.
Intimamente ligada à História de Portugal por numerosas efemérides, a vila é, do ponto de vista urbanístico, uma povoação interessante. Terra branca, preserva no seu interior alguns edifícios e trechos arquitectónicos de épocas recuadas e belos exemplares das artes revivalistas e nova.
Não muito distante da movimentada via que a atravessa, tem um traçado urbano aliciante que merece uma visita a pé.
Os Pontos altos são:

Miradouro e Capela de Nossa Sra. do Pranto;

Senhor do Bom Fim;

! Caminheiros Aniversariantes da semana !

PARABÉNS Zé Tomé!!!!!!
PARABÉNS Emilia Maria!!!!!!

(15-07-2009)

Todos os Colegas Caminheiros vos desejam um excelente dia!!!!

quinta-feira, 16 de julho de 2009

! Caminheiros Aniversariantes da semana !

PARABÉNS Rogério!!!!!!!!!!


PARABÉNS Lurdes!!!!!!!!
(13-07-2009)
Todos os Colegas Caminheiros vos desejam um feliz Aniversário!!!!!!

Fotos da Caminhada Torres Novas...

domingo, 12 de julho de 2009

! Caminheira Aniversariante da Semana !

PARABÉNS Júlia!!!!!!!!!!!!
(12-07-2009)
Todos os Colegas Caminheiros te desejam um excelente dia!!!!!!!!!

sexta-feira, 10 de julho de 2009

Lendas, Curiosidades e Histórias de Portugal - Lenda do Pinheiro Grande

Segundo a lenda, um dia o Ribeiro do Casal Velho, depois de uma grande enchente, transbordou e arrasou toda a povoação, ficando apenas terreno próprio para cultivo. quando chegou o tempo das sementeiras, a terra foi lavrada, mas, em determinado sítio, os bois paravam e ajoelhavam.
Estranhando o caso, os camponeses perguntavam-se, entre receosos e deslumbrados, a razão de tão extraordinário acontecimento. Consultaram-se e resolveram revolver o solo e ver se conseguiam atinar com o milagre.
Meterem mãos á obra, cavaram e encontraram a Imagem de Santa Maria. Ficara subterrada, aquando da invasão da água. Trazem-na para a Capela e todas as noites a Santa desaparece para o lugar onde fora encontrada. Tocados no coração, os habitantes do lugar pensam em construtir a igreja, de proposito para guardar a imagem.
Conseguem edifica-la e para lá transferem a Santa. Desde então, não mais saiu de lá, foi á volta desta igreja que nasceu a povoação de Pinheiro Grande que inicialmente se chamou Pinheira, porque no local uma Pinheira que, por ter secado, foi mandada cortar pelo Comendador do Pinheiro Grande D. Jão de La Cueva em 12-02-1755 e media 19,5 de varas de comprimento e 23 palmos de grossura no pé.

sexta-feira, 3 de julho de 2009

Caminhada dia 12 de Julho em Torres Novas

Integrada nas Festas do Almonda...
Passeio Pedestre - Este é o programa e informação disponível...
Inicio: 9H junto as Piscinas Municipais de Torres Novas (Jardim das Rosas)...
Inscrições através do número: 249839170 ou qualquer dos nossos núcleos ou ainda através do mail dos caminheiros.

Caminhada "Na Rota dos Avieiros" - Vale Figueira (Festas do Arroz Doce)

quinta-feira, 2 de julho de 2009

! Caminheiros Aniversariantes da semana !

Pedro Queimado


Adélia Tomaz
PARABÉNS Caminheiros!!!!

(02-07-2009)

Todos os Caminheiros vos desejam um excelente dia!!!!!!!!!

Lendas, Curiosidades e Histórias de Portugal - Lenda da Carregueira...

Uma das versões da origem do nome Carregueira, remonta ao tempo dos romanos e é a mais contada por todos e a que se aproxima mais da realidade.



"Antigamente, no tempo dos Romanos, foi construída uma estrada com início no Castelo de Almourol que passava na ponte das Ferrarias (é a ponte que passa por cima da ribeira do Arripiado) e no alto da Carregueira, seguindo outros rumos.

Por essa estrada faziam-se diversos transportes, principalmente os produtos das olarias existentes junto á ponte das Ferrarias.



Pensa-se que ao lugar onde hoje existe a Carregueira, os Romanos viriam "carregar" algo, talvez: palha, frutas ou outros produtos da época. Com o decorrer dos tempos as pessoas abreviaram o "vou carregar ao lugar...", passando a dizer "vou á CARREGUEIRA. "