RSS

sexta-feira, 10 de julho de 2009

Lendas, Curiosidades e Histórias de Portugal - Lenda do Pinheiro Grande

Segundo a lenda, um dia o Ribeiro do Casal Velho, depois de uma grande enchente, transbordou e arrasou toda a povoação, ficando apenas terreno próprio para cultivo. quando chegou o tempo das sementeiras, a terra foi lavrada, mas, em determinado sítio, os bois paravam e ajoelhavam.
Estranhando o caso, os camponeses perguntavam-se, entre receosos e deslumbrados, a razão de tão extraordinário acontecimento. Consultaram-se e resolveram revolver o solo e ver se conseguiam atinar com o milagre.
Meterem mãos á obra, cavaram e encontraram a Imagem de Santa Maria. Ficara subterrada, aquando da invasão da água. Trazem-na para a Capela e todas as noites a Santa desaparece para o lugar onde fora encontrada. Tocados no coração, os habitantes do lugar pensam em construtir a igreja, de proposito para guardar a imagem.
Conseguem edifica-la e para lá transferem a Santa. Desde então, não mais saiu de lá, foi á volta desta igreja que nasceu a povoação de Pinheiro Grande que inicialmente se chamou Pinheira, porque no local uma Pinheira que, por ter secado, foi mandada cortar pelo Comendador do Pinheiro Grande D. Jão de La Cueva em 12-02-1755 e media 19,5 de varas de comprimento e 23 palmos de grossura no pé.

0 comentários: