quinta-feira, 31 de dezembro de 2009
Mudança de Visual do Blog!!!!
Esperem pelas surpresas que ai vêm!!!
Bom Ano Novo!!!!
Pedido de Colaboração para as Tardes da Júlia...!!!!
O meu nome é Catherine Fraga e sou jornalista do programa "As Tardes da Júlia", apresentado diariamente por Júlia Pinheiro na TVI. Estamos a preparar um programa, para dia 11 de Janeiro de 2010, com o tema "Gostaria de mudar o visual do meu marido...". Como fazemos muitos programas para as mulheres, com o objectivo de melhorarmos a sua imagem é nossa intensão fazer desta vez, um programa dedicado aos homens.
Procuramos um casal bem disposto, que esteja junto/casado há algum tempo e que não se importe de participar na referida emissão. O nosso objectivo é dedicar o programa aos homens, mostrando que podem mudar de visual (estilo, vestiário, cabelo, cores que vestem), sem mudarem de identidade e assim agradarem ainda mais às suas mulheres... Serão as mulheres a dizer-nos o que gostariam de mudar nos seus maridos, mas nada será feito sem o consentimento e ao gosto dos mesmos.
Uma vez que contactam com muitas pessoas, lembrámo-nos de pedir a vossa colaboração e ajuda. Caso se lembrem de alguém que quisesse participar no programa, agradecia que nos contactassem, para os contactos em baixo indicados:
210441952
910019509
cfraga@tardesdajulia.com
Grata pela atenção dispensada, aguardo ansiosamente uma resposta positiva ao nosso apelo.
Com os melhores cumprimentos,
Catherine Fraga
Programa "As Tardes da Júlia"
Fotos da Caminhada da Freguesia de Santo António dia 13 de Dezembro!!!



"Foram cerca de oito dezenas aqueles que se deslocaram até à Serra de Santo António para mais uma manhã passada de forma agradável, em contacto directo com a natureza e em convívio social por parte das várias gerações presentes.
A temperatura baixa logo pela manhã não foi suficiente para afastar as oito dezenas de participantes. O Sol brilhou com grande intensidade, facto que encheu de alegria todos os presentes uma vez que as paisagens desfrutadas foram de grande beleza.
A Junta de Freguesia local brindou os participantes no final da Caminhada com um cafezinho e ainda o belo bolinho seco. Duas ou três pequenas quedas não retiraram aos participantes o agrado geral da actividade.
Houve participantes de todas as idades nesta 4ª Caminhada do 7º ano do projecto, o que por si só diz bem da abrangência destas actividades.
Até lá BOAS CAMINHADAS...
Com os melhores cumprimentos,
Paulo Constantino, Assistente Técnico"
Mensagens de Natal!!!!
"Olá.
O Grupo de Caminheiros de Grândola, deseja a todos os sócios e amigos, um santo natal e feliz ano novo.
Cumprimentos,
A direcção."
_____________________________________________________________________
A nossa amiga caminheira Isabel Dias também nos mandou uma mensagem de Natal:
"Santo e Feliz Natal para vós e respectivas famílias.
Um Abraço
Isabel"
____________________________________________________________________
As Piscinas Municipais de Torres Novas também nos desejaram um Feliz Natal e um Bom Ano Novo!!!
Obrigado a todos...também vos desejamos tudo de bom para este Novo ano que ai vem e um Natal cheio de coisas Boas !!
domingo, 20 de dezembro de 2009
Lendas, Curiosidades e Histórias de Portugal - Curiosidade sobre Penhas Douradas
Designam também uma localidade situada nas imediações, a cerca de 1500 metros de altitude, que se destaca pelos seus chalets e pela vista sobre a vila de Manteigas, a cujo concelho pertence, e o Vale Glaciar do rio Zêzere. Foi lá que surgiu a primeira estância de turismo de montanha e é considerada como a região mais fria do país.
A paisagem é dominada por grandes blocos graníticos. A vegetação é composta por bosques de pinheiro-silvestre ou pinheiro-de-casquinha (Pinus sylvestris). Perto das Penhas Douradas fica a barragem do Vale de Rossim, que se destina ao aproveitamento hidroeléctrico.
quinta-feira, 10 de dezembro de 2009
segunda-feira, 30 de novembro de 2009
quarta-feira, 25 de novembro de 2009
Lendas, Curiosidades e Histórias de Portugal - Curiosidade sobre a Região do Fundão...

O trabalho do linho teve as suas tradições no concelho do Fundão. Era usado para fazer as roupas para uso doméstico e também para vestuário. Tecido artesanal, o linho servia muitas vezes para pagar as rendas e os foros. Na preparação do linho havia toda uma série de tarefas que tinham de ser respeitadas: desde o semear até ao produto final, percorria-se um caminho difícil. Quando se apanhava em Junho, ripava-se o caule para se separar da semente. Durante 6 ou 8 dias colocava-se de molho em água. Em seguida deixava-se secar cerca de 15 dias. Depois era tascado, espadulado e fiado. A barrela servia para tornar o fio mais branco. Logo depois era altura de dobar e tecer. Dele resultavam bonitas peças fabricadas em teares artesanais. Actualmente funcionam teares em Bogas do Meio e Janeiro de Cima, duas freguesias do concelho do Fundão, e estas peças podem ser adquiridas no comércio tradicional.
Também a indústria resultante da criação de bichos da sede teve os seus dias áureos. A maior parte dos casulos iam para a França a bom preço. Agora a produção da seda praticamente desapareceu. O Marquês de Pombal tentou, com algumas medidas, aperfeiçoar a manufactura dos panos que se faziam no Fundão. Os engenhos funcionavam na Ribeira de “Alcambar” e os tecelões e tintureiros na aldeia próxima. Este governante criou uma fábrica real que actualmente é os Paços do Município.
Quando em 1821, passou para as mãos de particulares, rapidamente entrou em decadência.
terça-feira, 24 de novembro de 2009
domingo, 22 de novembro de 2009
Corrida de S. Silvestre em Torres Novas dia 26 de Dezembro
quarta-feira, 18 de novembro de 2009
Caminhada em Santo André (Mesão Frio)

"Exmos.,
a Associação Juvenil, Cultural e Desportiva de Vila Marim, em parceria com a Câmara Municipal de Mesão Frio e o projecto "Mesão Frio Integra" Programa Escolhas - Medida 1, do concelho de Mesão Frio, Região Demarcada do Douro, organiza, no próximo dia 6 de Dezembro, a 3ª Edição da Caminhada de Santo André, inserida no cartaz da Feira Anual de Santo André, já centenária.
Segue em anexo o cartaz de divulgação da Caminhada e aproveito desta forma para convidar todos os grupos de caminheiros a participarem nesta caminhada que conciliará a aventura, a história, a paisagem e o desporto.
A caminhada iniciar-se-á no centro da Vila de Mesão Frio pelas 9h30/10h, junto ao pavilhão municipal, e subirá de seguida ao monte S. Silvestre, onde poderão avistar as inegualáveis paisagens durienses. De seguida, a caminhada partirá para Barqueiros, a primeira freguesia da Região Demarcada do Douro. Aí poderão ver o primeiro marco pombalino da história da região demarcada e perceber um pouco da história da região demarcada. Segue-se o centro da freguesia de Barqueiros e novos marcos pombalinos. Finalizada a visita aos marcos pombalinos, regresso a Mesão Frio a que se seguirá um belo repasto. A todos os que desejem inscrever-se no almoço, terão de fazer a sua inscrição na caminhada até ao dia 3 de Dezembro.
O percurso terá uma duração de 3h/3h30, e percorrer-se-á uma distância de cerca de 10km, com um grau de dificuldade médio.
A inscrição para o almoço são 8€.
Aproveitamos ainda para solicitar a todas as associações e grupos de caminheiros para divulgarem esta caminhada nos seus sites, blogs e demais formas de comunicação de cada associação/grupos de caminheiros.
Mais informações em:
http://www.cm-mesaofrio.pt/- Clique AQUI!
http://ajcdvm.blogspot.com/- Clique AQUI!
Saudações associativas,
Helder Gomes Ferreira,
O presidente da Direcção da AJCDVM"
Caminhada + Passeio de BTT dia 22 de Novembro em Torres Novas
terça-feira, 17 de novembro de 2009
sexta-feira, 30 de outubro de 2009
O S. Martinho está a chegar...Programa das Festas de S. Martinho na Golegã

domingo, 25 de outubro de 2009
quinta-feira, 22 de outubro de 2009
Lendas, Curiosidades e Histórias de Portugal - Entrocamento

O local então denominado Ponte da Pedra teria a vantagem de estar "virgem" no que diz respeito a modificações provocados pelo homem e ainda por ser uma zona fisicamente pouco acidentada.
O desenvolvimento desta "comunidade ferroviária" começou, assim, no momento em que a Companhia Real dos Caminhos de Ferro iniciou a construção de habitações operárias e o equipamento do lugar com bens colectivos e infra-estruturas sanitárias, em Maio de 1894.
Em 1926 surge a freguesia do Entroncamento, agregada a parte das de Atalaia (agora pertencente ao concelho de Vila Nova da Barquinha) e Santiago (Torres Novas).
A vila do Entroncamento adquire esta categoria em 1932, sendo o concelho criado em 1945.
in DIAGNÓSTICO SÓCIO-CULTURAL DO DISTRITO DE SANTARÉM - ESTUDO 1, Santarém, 1985, pág. 476.
quarta-feira, 21 de outubro de 2009
sexta-feira, 16 de outubro de 2009
quinta-feira, 15 de outubro de 2009
IV Aniversário da Santa Casa da Misericórdia de Fátima-Ourém
Integrado na comemoração do IV aniversário da Santa Casa da Misericórdia de Fátima-Ourém, realizar-se-á no próximo dia 31 de Outubro pelas 21 horas, no Centro Pastoral Paulo VI em Fátima, um espectáculo com o artista Rodrigo Leão. Para além do objectivo de dinamizar culturalmente a comunidade, o evento tem como objectivo a angariação de fundos para apoiar a compra da mais recente viatura afecta ao serviço de apoio domiciliário e reforçar o banco de ajudas técnicas do Gabinete de Apoio ao Familiar e Doente de Alzheimer, enquanto serviço de empréstimo gratuito aos cuidadores de doentes no domicílio, nomeadamente com camas articuladas, cadeiras de rodas, entre outros.A intervenção desenvolvida pela Santa Casa tem originado um aumento crescente dos pedidos de auxílio ao nível das diversas valências ou respostas sociais. Esta realidade espelha a credibilidade institucional baseada na qualidade do serviço prestado e cria novas necessidades nomeadamente ao nível dos equipamentos de apoio.Em anexo, segue cartaz informativo.Os bilhetes estão à venda na sede da Santa Casa, na Junta de Freguesia de Fátima e no ginásio Korpo Sano. Pode reservar pelo telefone 249 532 852 e o preço do bilhete é de 15 euros.
Os mais respeitosos cumprimentos Fernanda Rosa(Provedora)"
10º edição da Corrida Sempre Mulher - Dia 8 de Novembro no Parque das Nações
A Associação Portuguesa de Apoio à Mulher com Cancro da Mama convida todos os elementos dos Caminheiros do Ribatejo a participarem na 10ª edição da Corrida Sempre Mulher que se realiza no Parque das Nações em Lisboa no próximo dia 8 de Novembro.
A Corrida Sempre Mulher não é uma competição (pode participar a correr ou a andar) e a receita das inscrições (10€ por participante até dia 28 de Outubro) reverte para a reconstrução/remodelação da nova sede da Associação Portuguesa de Apoio à Mulher com Cancro da Mama em Lisboa.
Ao organizar um grupo está a habilitar-se a ganhar um fim-de-semana nos Hotéis Vila Galé. À coordenadora de cada um dos 20 maiores grupos que se inscrever até dia 28 de Outubro, a Vila Galé oferece um voucher de 2 noites, para duas pessoas, em regime de pequeno-almoço, válido em qualquer Hotel Vila Galé, mediante calendário de utilização.
Informamos ainda que a Associação emitirá um recibo de donativo no valor da totalidade das taxas de inscrição que fizerem.
Melhores Cumprimentos,
Luís Lopes
(Director da Corrida)
Telem. 969671779"
SITE: Para consultar clique AQUI
sexta-feira, 2 de outubro de 2009
Clube do Trilho enviou-nos o seu Site e o seu Newsletter
quarta-feira, 30 de setembro de 2009
terça-feira, 29 de setembro de 2009
sábado, 26 de setembro de 2009
Fotos da Caminhada de Penha Garcia "Na Rota do Contra-Bando"
sexta-feira, 25 de setembro de 2009
Caminhada na Louriceira dia 27 de Setembro - Alcanena (comemorações do dia do Coração)

É já no próximo domingo, dia 27 de Setembro que se iniciam, pelo 7º ano consecutivo, as Caminhadas pelo Concelho de Alcanena.
O início da temporada 2009/2010 está associado uma vez mais, às comemorações do Dia Mundial do Coração.
Com o intuito de os convidar a participar e a divulgar esta actividade, junto enviamos em anexo o cartaz de divulgação, o qual agradecemos que divulguem pelos vossos amigos, para que todos juntos possamos formar um gigante coração humano, antes do início da Caminhada que se realiza na Freguesia de Louriceira.
Preside a esta iniciativa o objectivo de reforçar a importância da prática desportiva e de uma vida activa, contribuindo assim para uma vida mais saudável e um melhor coração. "
Com os melhores cumprimentos,
Paulo Constantino, Técnico
domingo, 13 de setembro de 2009
Lendas, Curiosidades e Histórias de Portugal - Torres Novas
Neupergama, Kaispergama e Nova Augusta, de gregos e romanos respectivamente, constituem natural desejo de fazer recuar as origens da fortaleza à mais remota ancestralidade.
É muito possível, no entanto, que no quase inexpugnável morro onde se ergue o Castelo, tenha existido qualquer fortificação

A "Turris" deve ter assumido particular importância estratégica no vaivém da guerra da reconquista, integrando-se na constelação de fortalezas que constituíram a chamada "linha do Tejo".
Por árabes e cristãos foi várias vezes saqueada. Coincidem várias fontes ao dá-la conquistada por D. Afonso Henriques em 1148.
"Ganharão-se as Villas de Abrãtes e Torres Novas, ambas muyto fortes em o sitio, fermeza de muros e castellos" (...), diz a Monarquia Lusitana, embora outras crónicas igualmente coincidam em anterior conquista pelo Primeiro Rei, em 1135 ou 1137, na sequência da tão discutida destruição de Leiria.
Em 1184, o Emir de Marrocos Aben Jacub acampa a sudeste da vila, no local hoje chamado Arraial. Arrasa a fortaleza e segue a conquista de Santarém, onde é derrotado.
Em 1190, É o Almóada Aben Joseph, Imperador de Marrocos e irmão de Aben Jacub quem de novo tenta retomar Santarém. Acomete contra Torres Novas, que ganha facilmente, dirigindo-se depois a Tomar, que destrói. Não logra no entanto, a tomada do Castelo e levanta o cerco.
Deixou contudo guarnição em Torres Novas e sugere aos portugueses a entrega da praça em troca de Silves, que havia perdido, não conseguindo este intento.
A presença árabe deverá ter sido desbaratinada, poucos meses depois por tropas de D. Sancho. A 1 de Outubro desse ano de 1190, o Rei Povoador concede à vila o seu primeiro Foral e manda reconstruir a fortaleza.
Depois das lutas com Castela, no séc. XIV, D. Fernando ordena a reconstrução do castelo e das muralhas da cerca, obra concluídaem 1376, e da qual ficou inscrição no antigo Arco do Salvador: "O mui nobre rei D. Fernando mandou fazer esta obra a Lourenço Pais, de Santarém, juíz por el-rei, e foi acabada na era de 1414 (1376) anos e desta obra foi mestre Estêvao Domingues, pedreiro, que isto fez e lavrou."
Da Cerca, que tinha três portas principais e foi definitivamente destruída no séc. XIX quase na totalidade, resta hoje troço de muralha a nascente do Castelo.
A configuração actual do monumento foi a que resultou de importantes obras de restauro de torres e muralhas na década de 40 e do arranjo da Alcaidaria trinta anos depois.
"Castelo de Torres Novas", ed. Serviços Culturais da Câmara Municipal de Torres Novas"
Caminhada em Torres Novas - UCATN dia 20 de Setembro...
JUNTO À SEDE da UNIÃO DESPORTIVA RECREAT. da ZONA ALTA
No final da caminhada há um convívio “comes e bebes”!!!!
Inscrições: 5 passos – até ás 12 horas de sábado na Zona Alta (tel.249836786)
ORGANIZAÇÃO: UNIÃO DESPORTIVA RECREATIVA da ZONA ALTA (Adofreire)
sábado, 5 de setembro de 2009
Pedindo desculpas!
E já agora que todos os caminheiros tenham tido um bom regresso ao trabalho, e tenham cuidado bem dessas pernas, pois estamos quase a começar um novo ciclo de caminhadas. weeeee!
Abraço a todos!
Lendas, Curiosidades e Histórias de Portugal - Lenda do Bom Jesus dos Lavradores - Riachos...

Auxiliavam-nos nas suas duras tarefas juntas de bois de trabalho que, pacientemente, puxavam os arados (feitos de madeira de azinho protegida, nas pontas, por bicos de ferro).
A certa altura e porque os bois não conseguiam avançar, fincando mesmo, com o esforço, os joelhos no chão, os lavradores repararam que o bico do arado estava preso numa grande pedra que começava a sobressair do ventre da terra.
Escavando, então, descobriram debaixo da laje uma imagem, escura e triste, de um Senhor Jesus Crucificado, que, com a surpresa, os fez cair de joelhos como se de um milagre estivesse acontecendo. Limparam-lhe, depois, a terra húmida dos cabelos (quase humanos), de entre os dentes da boca enteaberta, dos pés e das mãos. Ajeitaram-lhe os pregos da cruz e, depois, levaram-na bem para o centro da povoação, para o Largo, aonde, sabido do milagroso achado,depressa acorreram, vindos dos seus casais, os outros lavradores-cingeleiros de Riachos.
Carregada a imagem num carro puxado por uma junta de bois (precisamente aquela que a encontrou), enfeitaram-no de flores campestres e de ervas aromáticas e lá foram a cantar entregá-la (ainda que contrariadamente... ) à Igreja da sede da freguesia,em Santiago, perto do Paço, em Torres Novas.
A partir daí, todos os anos, em plena Primavera, os cingeleiros de Riachos fizeram nascer a sua "Festa", a Festa da Benção do Gado, desfilando alegremente com os seus animais, enfeitados e floridos, numa recordação da memória do seu achado.
E sempre, até aos dias de hoje, os riachenses relembram nesses dias o que há de mais profundo na sua memória: o encanto de uma lenda que acima de tudo representa a mais profunda ligação à Natureza, única fonte de riqueza da sua vida e do seu saber ancestral.
by Museu Agricola de Riachos.
quarta-feira, 19 de agosto de 2009
domingo, 16 de agosto de 2009
Lendas, Curiosidades e Histórias de Portugal - Lenda da Sopa da Pedra - Almeirim

Um frade andava no peditório. Chegou à porta de um lavrador, não lhe quiseram aí dar esmola. O frade estava a cair com fome, e disse:
- Vou ver se faço um caldinho de pedra!
E pegou numa pedra do chão, sacudiu-lhe a terra e pôs-se a olhar para ela, para ver se era boa para fazer um caldo. A gente da casa pôs-se a rir do frade e daquela lembrança.
Perguntou o frade :
- Então nunca comeram caldo de pedra? Só lhes digo que é uma coisa boa.
Responderam-lhe :
- Sempre queremos ver isso!
Foi o que o frade quis ouvir. Depois de ter lavado a pedra, pediu :
- Se me emprestassem aí um pucarinho.
Deram-lhe uma panela de barro. Ele encheu-a de água e deitou-lhe a pedra dentro.
- Agora, se me deixassem estar a panelinha aí ao pé das brasas.
Deixaram. Assim que a panela começou a chiar, tornou ele :
- Com um bocadinho de unto, é que o caldo ficava um primor!
Foram-lhe buscar um pedaço de unto. Ferveu, ferveu, e a gente da casa pasmada pelo que via. Dizia o frade, provando o caldo :
- Está um bocadinho insosso. Bem precisava de uma pedrinha de sal.
Também lhe deram o sal. Temperou, provou e afirmou :
- Agora é que, com uns olhinhos de couve o caldo ficava que até os anjos o comeriam!
A dona da casa foi à horta e trouxe-lhe duas couves tenras.
O frade limpou-as e ripou-as com os dedos, deitando as folhas na panela.
Quando os olhos já estavam aferventados, disse o frade :
- Ai, um naquinho de chouriço é que lhe dava uma graça.
Trouxeram-lhe um pedaço de chouriço. Ele botou-o à panela e, enquanto se cozia, tirou do alforje pão e arranjou-se para comer com vagar. O caldo cheirava que era uma regalo. Comeu e lambeu o beiço. Depois de despejada a panela, ficou a pedra no fundo. A gente da casa, que estava com os olhos nele, perguntou:
- Ó senhor frade, então a pedra?
Respondeu o frade :
- A pedra lavo-a e levo-a comigo para outra vez.
quarta-feira, 12 de agosto de 2009
segunda-feira, 10 de agosto de 2009
sábado, 8 de agosto de 2009
Lendas, Curiosidades e Histórias de Portugal - Curiosidade sobre a Vila de Constância...

Constituído por três freguesias, o concelho tem 5.180 habitantes (dados de 1987). A sua economia assenta na agro-pecuária.
Da história "antiga" de Constância muito se fala, talvez muito se conheça ... porém, da história recente, dos séculos XVIII, XIX e mesmo princípios do presente século XX, nada nos chegou. Que Constância foi, em tempos, antes da construção do caminho de ferro (linhas do Norte e Leste), uma região muito próspera, é um facto. À semelhança da sua vizinha Vila Nova da Barquinha, foi porto por onde passavam todas as grandes "transacções" comerciais efectuadas via Tejo até à capital do país. A ponte ferroviária foi construída em 1862.
Com uma "notável" localização, anfiteatro do Tejo e do Zêzere, nela poderemos encontrar inúmeras casas senhoriais atestando a sua importância na escolha dos momentos e locais de lazer da classe senhorial do nosso reino.
Com o advento do caminho de ferro, toda esta região foi, a pouco e pouco, perdendo a sua hegemonia, económica e social, em favor de outras. Poderemos dizer que, presentemente, Constância é, de certa forma, um concelho estabilizado.
Das freguesias de Montalvo e de Stª Margarida não é conhecida a sua evolução histórica.
De Constância sabe-se que é povoação muito antiga, remontando, pravavelmente, à dominação Romana (ano 100 A.C.), com o nome de Pugna-Tagi, que significa "Combate no Tejo".
Esteve, mais tarde, sob o domínio árabe, sendo conquistada aos mouros pelo "lidador" Gonçalo Mendes da Maia. Chamava-se então "Punhete". Os Templários ocuparam, por algum tempo, o seu castelo, hoje destruído.
O Rei D. Sebastião viveu, por diversas vezes, em Constância, na "Torre" do castelo (1559). Em 1578, este Rei concedeu-lhe honras de vila, sem foral. Em Dezembro de 1836, D. Maria II altera o seu nome pare "Notável Vila de Constância".
O mais ilustre dos seus habitantes foi Luís de Camões, ali desterrado no cumprimento de uma pena provocada pelas suas ligações com Catarina de Ataíde (1548-1550).
quarta-feira, 5 de agosto de 2009
terça-feira, 28 de julho de 2009
Lendas, Curiosidades e Histórias de Portugal - Lenda de Santarém
